Encontro de Psicanálise – Outubro
A ampliação dos critérios diagnósticos do autismo e sua transformação num largo espectro borraram as fronteiras do diagnóstico diferencial na infância e incrementaram de modo assustador o número de casos incluídos nessa nova categoria. Uma medicina pautada na prevenção e no diagnóstico precoce, procura encontrar sinais que permitam detectar e antecipar um fechamento autístico antes de sua configuração definitiva, isto é, num momento em que os indicadores do autismo são ainda nebulosos. Como resultado desse entrelaçamento têm chegado nos consultórios e nos equipamentos do SUS crianças que tiveram diagnóstico de autismo na primeira infância e cuja evolução não confirmou essa primeira suspeita. No entanto, mesmo passados alguns anos, os efeitos da nomeação precoce continuam pairando no discurso familiar e circulando entre os profissionais envolvidos nos atendimentos com uma presença espectral que resiste em ser dissolvida e implica um delicado manejo clínico.
Encontro de Psicanálise Sig
Do espectro aos espectros do autismo infantil
Com
Adela Stoppel de Gueller
Psicanalista. Formada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Com Pós doutorado em Psicanálise sobre “Escritas da clínica com crianças: História e transmissão da experiência” na UERJ. Autora de Vestígios do tempo: paradoxos da atemporalidade no pensamento freudiano (2005). Organizadora de Psicanálise com crianças na contemporaneidade: extensões da clínica (2007), Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (2008), Atendimento psicanalítico de crianças (2011) e Atendimento psicanalítico de gêmeos (2018). Coordena junto com Ada Morgenstern do grupo de pesquisa Gemelar uma parceria do setor clínica e pesquisa do departamento de psicanálise com crianças e a Faculdade de psicologia da USP e também é supervisora do SUSTENTAR, psicanálise, infâncias e Saúde Pública. Coordena o Departamento de Psicanálise com Criança no Instituto Sedes Sapientiae e ministra aulas no curso de formação assim como no curso de Teoria Psicanalítica da COGEAE-PUC-SP.
6/outubro/21, quarta-feira, 11h30
Atividade aberta e gratuita | On-line | Plataforma Sympla/Zoom*
Inscrições exclusivamente pelo Sympla:
www.sympla.com.br/sig
Informações na Secretaria da Sig
– E-mail: sig@sig.org.br
– Whatsapp das 7h30 às 16h30: (51) 98039-0115
– Whatsapp das 12h às 21h: (51) 99627-9382
*Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição ou através de conta gratuita no Sympla (com mesmo e-mail de login da inscrição). Necessário app Zoom instalado.
**Veja no e-mail de confirmação da inscrição ou clique neste link para conferir como acessar o evento: https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br/articles/360041726311