Estudos teóricos: Ocorrem semanalmente, em formato de seminários presenciais, distribuídos predominantemente nas terças e quartas-feiras durante o período da manhã e da tarde. A obra de Sigmund Freud e o pensamento de autores clássicos e contemporâneos são estudados em 3 eixos: Teoria Psicanalítica, Teoria da Técnica e Psicopatologia. É necessário realizar 3 seminários por semestre no mínimo.
Supervisão: É realizada semanalmente, presencialmente, com supervisores escolhidos dentro do quadro de supervisores da instituição e visa o acompanhamento sistemático da prática clínica em Psicanálise bem como o exercício de integração teórico-clínica. As combinações financeiras acerca dos honorários da supervisão são feitas pessoalmente com o supervisor escolhido.
Análise pessoal: É obrigatória, numa frequência de 3 sessões semanais presenciais, durante todo o período da formação e realizada com analista de livre escolha.
O ingresso na formação é também o ingresso na SIG enquanto associação psicanalítica, ou seja, os analistas em formação iniciam, também, a sua participação como membros associados.
Para ingressar é necessário participar de um processo de seleção aberto para profissionais com um curso universitário de Graduação concluído em qualquer área (não é necessário ser em Psicologia ou Medicina).