Espaço Criativo Sig
Tragédia socioambiental no RS: quem irá pagar por isso?
Com Márcio Cabral (Psicanalista em formação Sig)
e Renata Birck (Psicanalista Sig).
25/junho/24, terça-feira, 11h30.
Aberto a todos os sócios.
Presencial (Auditório Sig) e on-line (transmissão simultânea via Zoom).
As enchentes do último mês ganharam status de catástrofe socioambiental e impactaram as vidas de milhões de gaúchos em cerca de 455 municípios. Frente à tamanha destruição, três perguntas foram seguidamente dirigidas por quem viveu (ou ainda vive) tamanho desastre: “quem é que vai pagar por isso?” e “como iremos sair dessa?”. “Como nós, psicanalistas, escutamos e pensamos o grande impacto desta tragédia na mente e vida do nosso país?”
Estamos sob o impacto de uma tragédia imensa, mas ela também é efeito do que deixou-se de fazer, do que deixou-se acontecer impunemente. A necessária esperança embutida na solidariedade, na força dos comprometidos em reconstruir suas vidas, suas casas, precisa ser acompanhada por reflexão coletiva sobre o ocorrido e que possamos transformar o vivido em experiência capaz de produzir mudanças para que desastres como este não se repitam.
Neste sentido, convidamos todos os sócios e estagiários para o Espaço Criativo da Clínica da SIG que ocorrerá no dia 25 de junho, terça-feira, às 11 horas e 30 minutos, sob o tema “Tragédias socioambientais no RS: quem irá pagar por isso?”. A partir de relatos e testemunhos do vivido no acolhimento dos desabrigados e na discussão pública sobre o ocorrido, buscaremos refletir sobre as perdas e o trauma em suas dimensões clínicas, sociais, econômicas e políticas.