Por Rosana M. De Marchi Steffen. Piaf nasceu em 1915, durante a guerra e morreu com 48 anos, em 1963. Chamava-se Édith Giovanna Gassion. Seu primeiro nome foi dado em homenagem a uma enfermeira inglesa,
Por Rosana De Marchi Steffen. É uma emoção fazer esse depoimento com a presença de colegas contemporâneos e também os colegas das gerações que se sucederam, e esse testemunho é no sentido de ser um
Por Karin Hellen Kepler Wondracek. Este texto está baseado na palestra realizada no Encontro de Psicanálise da Sigmund Freud – Associação Psicanalítica de Porto Alegre, em 3 de setembro de 2008, inspirado no tema da
Por Janete Luiz Dócolas. O amor é um mistério que há muito tempo, talvez desde que fora percebido, os homens vem tentando compreender, descrever ou ao menos achar um jeito de dizer algo sobre esse
Por Fernanda Dornelles Hoff. Passados alguns dias do início do necessário isolamento social, na busca de controlar a pandemia do COVID-19, sinto-me convocada a fazer algumas reflexões acerca da Psicanálise com Crianças. O modo imediato
Por Bárbara de Souza Conte. O trabalho discute a sexualidade, entendida a partir do legado de Freud, como uma ruptura do modelo moral da cultura, dando origem à compreensão dos sintomas histéricos e psiconeuróticos. Nas
Por Juliana Martins Costa. Escrever sobre a experiência de escrita em psicanálise. Eis uma textura que se constrói enquanto se pensa. Difícil tomar distância do objeto de estudo, quando ele é o próprio processo de
Por Marta Rezende Cardoso. Estuda-se a questão da violência psíquica na adolescência, em certas patologias do ato, em particular as situações clínicas marcadas pelo negativo desse registro: a recusa radical no plano do agir. Isto
Por Bárbara de Souza Conte, Denise Costa Hausen. As autoras se propõem a trabalhar, neste texto, um enfoque contemporâneo da violência psíquica cotidiana e sua relação com o que pode ser nomeado apoderamento. Buscam atualizar
Por Marta Rezende Cardoso. Este artigo é dedicado à problemática da dependência psíquica na adolescência a partir de dois eixos de análise: a relação eu/outro e a polaridade interioridade/exterioridade. A experiência de separação do objeto