Espaço Narrativas

Início September 14, 2023 20:00
Fim September 14, 2023 21:30
Endereço Sede da Sig
Conteúdo

O encontro apresentará a pesquisa, realizada em convênio de cotutela entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e a Université Paris Nanterre (França), que tem como objetivo principal investigar como a performance pode contribuir na transmissão da memória traumática relacionada à violência de Estado no contexto escolar. Para tanto, foram realizadas experiências performáticas com estudantes da rede pública de ensino de Porto Alegre, Brasil. Se apresentará a ideia de que a performance funciona como um ato de transferência, o que transmite conhecimento e memória por meio da repetição de conduta. Isso permite o entendimento de como a performance, na sua relação com o testemunho de um evento traumático, pode tornar a experiência de dor em algo coletivo e partilhado. Realizar uma ação performática que reencarna a sala de aula na rua permite imaginar novas formas de agir no mundo. Em meio às disputas sobre o passado, as performances de uma memória insurgente, que geram empatia com os vencidos, possuem uma função pedagógica e reparadora, sintetizada na ideia de educar para que não se repita. Esta investigação demonstra que a reparação da violência praticada pelo Estado pode advir de uma pedagogia performativa da memória, na medida em que reconhece e desnaturaliza a violência incorporada, engendra um sentido de responsabilidade coletiva, reencarna e reatualiza a memória, assim como a partir da imaginação, vislumbra um futuro diferente.

 

Espaço Narrativas

Por uma pedagogia performativa da memória:
performance e testemunho sobre violência de Estado na escola

Com
Marta Hass
Maria Falkembach

 

14 de setembro/23, quinta-feira, 20h às 21h30
Atividade aberta e gratuita | Presencial, na sede da Sig

 

– Marta Haas: atriz, performer, pesquisadora, educadora e produtora cultural. Integrante do grupo teatral Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desde 2001. Bacharela em Filosofia na UFRGS. Mestra em Educação no PPGEDU – UFRGS. Doutora em Educação pelo PPGEDU – UFRGS e em Langues, littératures et civilisations romanes: Portugais na Université Paris Nanterre (em cotutela).
– Maria Falkembach: artista do corpo, Prof. Dra. do Curso de Dança – Licenciatura da UFPel. Radicada em Pelotas, desde 2009, quando criou o grupo Tatá, no qual montou 5 trabalhos cênicos. Fundadora do grupo Depósito de Teatro, de Porto Alegre, em 1997, onde integrou o elenco de oito obras – três delas ganharam o Açorianos de Melhor Espetáculo. Bailarina em ORLANDO’S e em DAS TRIPAS SENTIMENTO, ambos ganhadores de Açorianos de Melhor Espetáculo de Dança.

 

Inscrições na Secretaria da Sig
– E-mail: sig@sig.org.br
– Whatsapp das 7h30 às 16h30: (51) 98039-0115
– Whatsapp das 12h às 21h: (51) 99627-9382