34 anos da Sig

Hoje a Sigmund Freud Associação Psicanalítica completa 34 anos de uma história de sucesso na transmissão e divulgação da Psicanálise, bem como na formação de novos e novas psicanalistas.

Somos muitos associados somando conhecimentos e compartilhando experiências e encontros em torno do texto freudiano.

O nascimento da Sig, em 1989, acompanhou o movimento da Psicanálise em nossa cidade, Porto Alegre. Numa época em que o ofício era exercido majoritariamente por profissionais oriundos da medicina, as fundadoras da Sig, mulheres psicólogas e psicanalistas, multiplicaram esforços. De forma inovadora, mas arraigadas ao legado freudiano, construíram o Núcleo de Estudos Sigmund Freud, que rapidamente se transformou numa Associação.

A Sigmund Freud Associação Psicanalítica se encontra alicerçada no trabalho do inconsciente, na ética própria da Psicanálise e na intransferível liberdade de pensamento e autonomia. Privilegiou, desde sua fundação, a livre escolha de analistas na construção do tripé da formação. A Sig se mantém, ao longo dos anos, viva e fortalecida no propósito da sensível escuta das subjetividades a partir do aporte freudiano e em constante diálogo com outros saberes.

Nossa instituição se expandiu e, naturalmente, precisou de novo endereço. A sede, localizada na rua Dr. Timóteo, nº 752, está de portas abertas para receber associados e a comunidade. Nossos amplos espaços de ensino, atividades científicas e clínica psicanalítica estão em constante melhoria, de modo a contribuir com o meio ambiente, implementando ações voltadas à sustentabilidade.

Sempre em busca de aberturas e implicados com os efeitos da contemporaneidade, pensamos de modo coletivo sobre o lugar do analista também no campo social. Sustentamos a Psicanálise como uma prática laica e leiga, unidos ao Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras.

Com orgulho e alegria celebramos a data e parabenizamos cada associado e associada que reafirmam e revitalizam a potência da Psicanálise.

 

Diretora de Comunicação, Ingrid Stoll;
Comissão de Comunicação, Bruna Paranhos, Joanna Romero e Júlia Dattelkremer.

 

 

shares