NULL

Ensino na SIG

A SIG em seu espaço institucional de ensino contempla: a formação, os grupos de investigação, o exercício teórico-clínico em estágio e, em formato de cursos, oferece estudo em conceitos específicos da Psicanálise.

Neste compromisso amplo, parece-nos interessante traçar uma distinção entre “transmissão ” e “ensino” em Psicanálise, na medida em que ambas são ações da formação analítica. Abarcam, no entanto, um peso diferente na especificidade da diferença do objeto implicado em cada uma destas ações. Ou seja, acredita-se que há uma diferença inquestionável entre a transmissão de uma experiência com o inconsciente e o ensino de uma teoria sobre ele.

Na transmissão circulam os ideais analíticos, a tradição, os mitos e a história tanto da Psicanálise como das identificações nas escolhas, as quais norteam o psicanalista que cada um deseja vir a ser. A transmissão não é intencional e programada, é uma construção compartilhada; o ensino centraliza os seminários, a interlocução e o intercâmbio de experiências em torno de textos teóricos.

Na SIG estas ações estão alicerçadas no corpo da Psicanálise freudiana mas permanentemente pensadas e reelaboradas nas construções propostas no atual da Psicanálise.